Home ›› Blog

18/07 Beethoven

00/00/0000
Categoria: Histórias

 

"Beethoven" revela músico

abençoado pelo talento e atormentado por demônios

da Folha Online

Quem foi Beethoven, o compositor que há mais de 150 anos ocupa posição central no altar da música clássica ocidental? Ludwig van Beethoven foi um gênio musical. E muito mais do que isso.

Divulgação
Livro narra a conturbada vida de Beethoven e desvenda sua genialidade
Biografia relata a conturbada vida de Beethoven e sua genialidade

Foi também o filho de uma família autoritária. O homem atormentado por problemas pessoais, incapaz de estabelecer relações estáveis com as mulheres. O músico que, mesmo vítima de uma surdez progressiva e incurável, recusou-se a parar de criar.

A trajetória contraditória e complexa de Beethoven, o desenvolvimento de seu gênio criativo, suas fraquezas e imperfeições, e sua luta para continuar criando após a surdez são retratados na biografia "Beethoven", da editora Objetiva, à venda na Livraria da Folha.

Extravagante, alcoólatra, amante inveterado

O leitor descobrirá que Beethoven era um homem extravagante, freqüentemente endividado e vítima do alcoolismo. Baixinho e feio, era amante de várias mulheres, a maioria delas casadas, mas nunca conseguiu manter um relacionamento duradouro em toda sua vida. Consagrado, vendia peças musicais para aristocratas antes mesmo de tê-las composto. E, apesar de brilhantemente inteligente, era incapaz de conter acessos crônicos de raiva.

A criação das principais obras de Beethoven é narrada paralelamente ao desenrolar dos fatos de sua vida. Um dos pontos altos do livro é justamente a descrição das estratégias que Beethoven desenvolveu para continuar a escrever música durante o processo de perda da audição.

Do nascimento aos últimos momentos, "Beethoven" apresenta o retrato de um homem fascinante, abençoado por um talento musical fora do comum e amaldiçoado por demônios complexos.

Sobre o autor

O livro é escrito por Edmund Morris, aclamado autor de três biografias best-sellers (incluindo "The Rise of Theodore Roosevelt", vencedora do Prêmio Pulitzer) e estudioso da vida e da obra de Beethoven há quase 50 anos.

Pianista, o autor demonstra a rara habilidade de falar sobre as complexidades da música de Beethoven sem cair em tecnicismos, conseguindo "traduzir" em palavras a grandeza da obra de Beethoven. Quem ganha é o leitor.

*

"Beethoven"
Autor: Edmund Morris
Editora: Objetiva
Páginas: 288
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: Nas principais livrarias e na Livraria da Folha

Iara Alagia Violinista Iara Alagia Violinista foi desenvolvido por INVENTA Design