Home ›› Aulas
Tire suas duvidas sobre os serviços da Iara Alagia

 

 
Horarios e valores a combinar pelos telefones:
51 97911676 (VIVO) 
 
 
 
E-mail: contato@iaraalagia.com
 
Aulas para crianças e adultos
 
Necessário possuir o instrumento
 
Método Suzuki

São inúmeros os benefícios que o aprendizado de um instrumento como o violino oferece para a criança. Além do prazer de aprender um instrumento, o estudo oferece uma possível e gradual interação com grupos que compartilham os mesmos interesses, podendo participar em pequenos conjuntos conhecendo novas pessoas e ampliando sua visão de mundo de forma a preparar, potencialmente, uma carreira musical. O método organiza o conhecimento do instrumento de forma sistemática, progressiva e gradual, respeitando o “tempo” de cada criança.

O método utilizado para crianças e o Método Suzuki, também chamado de Filosofia da Educação do Talento ou Método da Língua Materna, criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki.

Alguns fundamentos da Filosofia Suzuki:

Assim como a criança adquire a linguagem à medida que e exposta ao ambiente familiar e social, também o aprendizado de um instrumento se da em um ambiente musical, criativo e envolvente. Deve existir um ambiente familiar propicio para que se desenvolva o aprendizado e o gosto musical.

Se o ambiente familiar e criativo, se permite a experimentação, se e estimulante, aqui estão dadas as condições para o surgimento de habilidades. Habilidades essas que, conforme Suzuki observou, são- habilidades gerando novas habilidades. Quanto mais hábeis somos, melhores e mais rápidos na aquisição de novas habilidades.

O domínio de um instrumento se adquire melhor e de forma natural na tenra idade. Veja-se o exemplo de crianças que no ambiente familiar são expostas a língua materna, a língua do progenitor e, muitas vezes, a língua do pais onde estejam vivendo.

Existe no ser humano uma capacidade de adaptação a novas situações. A ação, o ato repetido inúmeras vezes (desde que bem orientado), se internaliza e se torna habilidade.

A criança deve ser encorajada constantemente na sua pratica ate levar ao sucesso.

Coroando e permeando todos esses princípios está a presença do Amor, do Acolhimento e Encorajamento.

Outros elementos importantes são o tripé professor-aluno e pai, o aprender em grupo, o respeito ao ritmo de cada um, a consciência de que o conhecimento se estrutura passo a passo e com muito equilíbrio por parte e professores e pais.

Adultos de qualquer idade podem se beneficiar do estudo de um instrumento, sendo bem conhecidos os efeitos benéficos da música no cérebro. O estimulo ao hemisfério esquerdo e direito, através da focalização, repetição e disciplina aumentam a capacidade da memória e também a formação de novos circuitos que se da quando da aquisição de um novo

conhecimento. Além disso, estudar música abre outro universo de possibilidades, como frequentar concertos, aprofundando a “escuta” musical e promovendo a participação em grupos com os mesmos interesses, sem mencionar que a música também pode ser relaxante e auxiliar no controle do stress. O adulto adquire e mantem a concentração, a memória e, sobretudo, à medida que consegue se expressar no instrumento, esta habilidade se traduz em muita alegria e confiança.

Requisitos para adolescentes e adultos - possuir o instrumento.

 

Iara Alagia Violinista Iara Alagia Violinista foi desenvolvido por INVENTA Design